"Como podem acreditar que o mesmo deus, que é AMOR E EQUILÍBRIO, é também ditador, exclusivista, autoritário, contraditório e, às vezes, muito cruel?"
Adventistas e judeus "santificando o sábado", evangélicos falando mal do espiritismo, católicos sendo "absolvidos de seus pecados", muçulmanos matando e morrendo em nome de Deus, testemunhas de Jeová deixando morrer em nome de Deus... E as mesmas pessoas que acreditam em um Deus de amor, criador do universo, também acreditam que esse ser tão supremo seria o autor ou inspirador de leis estúpidas e ensinamentos contraditórios...
Para os Testemunhas de Jeová, é proibida a transfusão de sangue, mesmo que sua mãe ou filho dependa dessa transfusão para sobreviver. E o pior é que a religião começou em 1870, mas só em 1945, 75 anos depois de criarem a religião, eles tiveram essa "nova luz"* que proibiu as transfusões...
Como podem acreditar que o mesmo deus, que é AMOR E EQUILÍBRIO, é também ditador, exclusivista, autoritário, contraditório e, às vezes, muito cruel? ... "Me obedeçam e ME AMEM acima de todas as coisas, senão queimarão no fogo do inferno". "Eu fiz os céus, o mar e a terra em 6 dias, e no sétimo dia descansei", então vocês também terão que descansar e santificar o sábado, senão estarão pecando (como acreditam os judeus e os adventistas).
"Vai agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até as crianças de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos." (1º Samuel 15:3). Essa foi só uma das muitas matanças que, segundo a Bíblia, foram "ordenadas por Deus"... e tudo isso depois que "Ele" colocou "NÃO MATARÁS" nos Dez Mandamentos...
Podia ter poupado, pelo menos, os bois, ovelhas, os camelos e jumentos, 'né...
Graças à "lei" do "santo sábado", os fiéis ficam em casa se penitenciando, olhando para as paredes, com a TV desligada em plena sexta-feira à noite, porque sábado começa no por do sol da sexta-feira para adventistas e judeus... E em pleno século 21 as pessoas vivem privando-se de um monte de outras coisas inofensivas, porque a religião não permite isso ou aquilo.
Todo mundo sabe que igrejas ajudam, ao levar fé e esperança a quem precisa, ao pregar o amor ao próximo etc., mas por outro lado são tantas teorias absurdas, leis ridículas, ensinamentos contraditórios e confusos. Por exemplo: em religiões evangélicas acredita-se que a gente pode matar, roubar, mentir, estuprar, espalhar o mal durante a vida toda - e mesmo assim IR PARA O CÉU... para isso, basta arrepender-se um segundo antes de morrer. E pra piorar, eles também acreditam que só se vive uma vez e que no céu serão todos iguais. Ou seja: segundo essa teoria, Gandhi, Madre Teresa e qualquer outra pessoa que tenha dedicado sua vida toda ao bem - vão partilhar do mesmo céu, com os mesmos direitos e privilégios que Hitler, caso aquela besta tenha arrependido-se um pouquinho antes de morrer... Como pode uma religião pregar uma coisa dessa - ao mesmo tempo em que garante a justiça divina?
Com essa história do "santo arrependimento salvador", essas religiões vão alimentando essa "tranquilidade inconsciente" pela certeza da impunidade: "já que ainda tenho muito que viver e aprender antes de morrer, posso ser mau à vontade, porque no fundo sou um cara legal e vou me arrepender no final"...
Esse, de que "Deus - tudo perdoa", é um dos ensinamentos mais contraditórios dessas religiões: ensinam que "o cara" perdoa tudo, de quem se arrepende de verdade, mas na Bíblia que seguem está bem claro: "Quem com ferro fere, com ferro será ferido".
Um dia perguntei, a um pastor evangélico, onde ele via equilíbrio e justiça nesse deus que permite filhos nascendo em berço de ouro, para brilhar a vida toda, lindos, ricos, perfeitos e muito felizes, enquanto outros (que também seriam filhos dele) nascem cegos, pobres, miseráveis, aleijados, com paralisia cerebral, deformações genéticas e outras desgraças para a vida inteira. Perguntei onde ele via justiça nisso, se a vida é uma só (segundo a crença delel). E o pastor me respondeu citando um trecho da Bíblia que, na interpretação dele, significava que Deus comprometeria até a 4ª geração de quem fizesse coisa muito errada... Segundo o pastor, "a culpa é nossa", e o deus "tão justo" que ele prega - estragaria a vida até do meu tataraneto, caso fosse EU o "super pecador"... Muito "justo e misericordioso" o deus que a religião dele inventou... De acordo com o pastor, você teria que pagar, nascendo cego ou pior, só porque o viadinho do tataravô - que você nem conheceu - pisou na bola DUZENTOS ANOS ANTES de você existir...
A igreja católica não deixa por menos e também segue com suas velhas mancadas de sempre, com a história do celibato, por exemplo, privando seus representantes de terem vida sexual, camuflando pedófilos e pederastas enrustidos sob suas batinas. E graças a esses "representantes de Deus na terra", seus seguidores também vão pisando na bola à vontade, com a tranqüilidade do "perdão garantido", no domingo, quando confessarem seus pecados ao padre: "Reze 10 ave-marias e meia dúzia de pais-nossos, e eu vos absolvo dos vossos pecados, em nome de Deus"...
Dos muçulmanos, a gente nem pode falar nada, né... afinal, matar em nome de Alá é motivo para merecer o paraíso... e quem sou eu para dizer que eles estão errados...
Depois ainda me falam que é exagero dizer que estamos em um "planeta de macacos"... pois é, eu deveria mesmo pedir desculpas... aos macacos.
Ser humano não consegue desvencilhar-se de suas crenças, por mais que apareçam outras teorias muito mais coerentes; as pessoas não conseguem usar o raciocínio ou a intuição, quando trata-se de crenças; aceitam e defendem, até à morte, qualquer história (por mais absurda que seja); aceitam como verdade absoluta, só porque o pastor ou padre ensinou que "'tá na Bíblia" ou porque aprenderam desde crianças, ou porque a vida era uma porcaria antes de entrar para a igreja e "conhecer Jesus"...
Se Deus é mesmo justo e É AMOR, como a maioria acredita, esse ser tão grandioso não pode ser autor de leis ou regras idiotas; muito menos mandaria matar crianças e animais, e nações inteiras (como aconteceu por várias vezes nas histórias da Bíblia). Se Deus "é pai", ele não pode querer seus filhos privando-se de prazeres inofensivos como jogar bola ou assistir televisão aos sábados, não pode querer penitências ou sacrifícios inúteis; não autorizaria perdoarem em nome dele - com um sistema de "limpeza de pecados" mediante ao pagamento de alguns pais-nossos e ave-marias...
É bom acreditar em Deus, mas não será "guardando o sábado", prestando cultos ou sacrifícios, que estaremos "servindo ao Senhor ". Se é que ainda tem como agradar a alguém "lá de cima", tenta isso fazendo o bem para os outros, para o planeta, respeitando a vida, os animais, cultivando a caridade, humildade, tolerância, amor ao próximo, aquelas "coisinhas básicas" que o próprio Jesus ensinou... Ele não ensinou leis absurdas, muito menos autorizou a cobrança dessa "dívida inacabável" chamada de santo dízimo.
E por falar no "santo dízimo", existem instituições sérias - que não te cobram nada, não ensinam leis ridículas - nem usam quase todo o dinheiro arrecadado apenas para enriquecer a própria igreja e seus líderes. Existem instituições que não vão construir templos luxuosos e faraônicos, além de ocupar canais de TV todo "santo dia" e o dia inteiro - só para convencer que tua vida financeira e tua "unha encravada" vão melhorar - se você for para a igreja e der o dízimo e as ofertas... Portanto, se é que você precisa mesmo de uma religião, procura uma com teorias menos absurdas e cobranças menos materiais... se é para alguém te cobrar alguma coisa "em nome de Deus", que seja cobrança de firmeza de caráter, no máximo.
Para concluir essa "pregação", uma úlima dica aos preocupados em "servir ao senhor": em vez de ficar dando atenção a tudo que é bobagem que a religião prega, vai ser voluntário/a em alguma outra instituição, dessas que ajudam crianças defeituosas, animais abandonados, idosos, gente com câncer etc. Vai ajudar os necessitados ('tá cheio de gente e animais precisando de ajuda em todo canto)! Pode ter certeza de que assim você será muito mais abençoado - e muito mais CRISTÃO do que é quando segue a igreja e suas santas barbaridades, seus tortos mandamentos.
Samuel da Costa
07/02/2007
*Para os Testemunhas de Jeová, até 1989 eram proibidos os transplantes de órgãos (classificados pela igreja como canibalismo) e um número incalculável de pessoas morreram por isso, CRIANÇAS morreram por isso e por não poderem tomar nem VACINAS, que também foram proibidas até 1952.
Salmo 137:9 - Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.
Oseias 13:16 - Samaria virá a ser deserta porque se rebelou contra o seu Deus; cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas grávidas serão fendidas pelo meio.
Malaquias 2:3 - Eis que reprovarei a vossa semente e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.
Levítico 20:1,10,14 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, der da sua descendência a Moloque, certamente morrerá; o povo da terra o apedrejará.
Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera. ... E, quando um homem tomar uma mulher e a sua mãe, maldade é; a ele e a elas queimarão com fogo, para que não haja maldade no meio de vós.
Deuteronômio 28:26 - E o teu cadáver servirá de comida a todas as aves dos céus, e aos animais da terra; e ninguém os espantará.
Jeremias 19:9 - Na angústia e na miséria a que a reduzirão os inimigos que lhe odeiam a vida, ver-se-á mesmo compelida a comer a carne de seus filhos e de suas filhas; e eles se devorarão uns aos outros.
Reis 2: 23,24 - Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou NO NOME DO SENHOR; então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.